Como impedir que o câncer atrapalhe a vida sexual?
11 de fevereiro de 2020Rio Grande do Sul terá 46 mil novos casos de câncer em 2020
20 de abril de 2020Uma parte recém-descoberta de nosso sistema imunológico pode ser aproveitada para tratar todos os cânceres. É o que dizem cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales. Segundo a equipe de pesquisa, tumores da próstata, mama, pulmão e outros tipos de câncer foram exterminados em testes de laboratório.
O que eles encontraram foi uma célula T no sangue das pessoas. Essa é uma célula imune que pode escanear o corpo para avaliar se existe uma ameaça que precisa ser eliminada. A diferença é que ela poderia atacar vários tipos de cânceres, incluindo os de pulmão, pele, sangue, cólon, mama, osso, próstata, ovário, rim e colo do útero. No teste de laboratório, os tecidos normais não foram afetados.
Na prática, uma amostra de sangue seria retirada de um paciente com câncer. As células T seriam extraídas, geneticamente programadas para detectar e atacar o câncer, cultivadas em grande quantidade e colocadas de volta no paciente. Porém, a pesquisa foi testada apenas em animais e células de laboratório. Outras etapas são necessárias antes que os testes em humanos possam começar.