Outubro Rosa e a conscientização sobre o câncer de mama
21 de outubro de 2021Mioma Uterino
12 de maio de 2022Os ovários são órgãos do sistema genital feminino e são os responsáveis pela produção dos óvulos. Além disso, eles também produzem os hormônios estrogênio e progesterona, muito importantes para o organismo da mulher.
Em sua fase inicial, o câncer de ovário não possui sintomas muito específicos. Já na fase mais avançada, quando o tumor já atingiu um certo tamanho, pode causar dores ou inchaços no abdômen, pelve, pernas ou nas costas. Além de náuseas, problemas com digestão, prisão de ventre ou cansaço persistente.
Fatores de Risco
Os principais fatores de risco para o surgimento do câncer de ovário são:
Idade. Mulheres com idade mais avançada possuem maior tendência a desenvolver essa doença do que as mais jovens;
A primeira menstruação precoce (antes dos 12 anos) e a menopausa tardia (depois dos 52 anos) pode ser um fator de risco;
Infertilidade;
Histórico familiar de câncer de ovário, colorretal, ou de mama;
Gordura corporal em excesso.
Lembrando que é importante sempre manter consultas periódicas com um médico ginecologista para avaliação.
Prevenção
É de extrema importância ficar atenta aos fatores de risco e fazer o possível para evitá-los, como por exemplo, manter o peso corporal saudável. Além disso, é interessante manter consultas frequentes com seu médico, especialmente após os 50 anos.
Vale destacar que o exame Papanicolau serve para detectar câncer de colo do útero e não detecta câncer de ovário.
Tratamento
O câncer de ovário pode ser tratado de duas formas principais: cirurgia ou quimioterapia. O tratamento vai depender do estágio da doença, do tipo de tumor e das condições clínicas da paciente.