Câncer de Ovário
25 de março de 2022Já ouviu falar em mioma uterino? Trata-se de um tumor benigno que se forma nos tecidos musculares do útero e é chamado também de fibroma ou leiomioma uterino. Sua localização dentro do útero e seu tamanho podem variar.
Esse tumor surge quando as células do tecido muscular do útero se multiplicam de maneira anormal formando esses tumores. A causa ainda não é bem evidenciada, mas acredita-se que esteja relacionada com alterações hormonais na mulher.
Tipos de Mioma Uterino
O mioma uterino pode ser classificado em diferentes tipos dependendo de sua localização no útero. Os 3 principais tipos são:
Subseroso: localizado na parte mais externa do útero;
Intramural: localizado dentro das paredes do útero;
Submucoso: localizado na parte interna, dentro da cavidade do útero.
Saber o tipo de mioma é muito importante para definir qual é a melhor forma de tratamento. Se for o seu caso, converse com seu ginecologista.
Sintomas
Na maioria dos casos, o mioma uterino não apresenta sintomas, porém, quando se encontra em grande número, ou quando o tumor é grande, pode vir a apresentar. Os sintomas mais comuns nesse caso são cólicas muito intensas, dor durante a relação sexual e período menstrual prolongado.
Tratamento
O tratamento para o mioma uterino vai depender do tamanho do tumor e da localização dele. Alguns métodos de tratamento são:
Uso de anti-inflamatórios: aliviam as cólicas e reduzem o excesso de sangramento menstrual.
Remédios hormonais: podem reduzir o tamanho do mioma e diminuir a intensidade da menstruação.
Cirurgia: chamada nesse caso de miomectomia, retira o mioma do útero.
Lembrando que somente um médico poderá indicar o melhor tipo de tratamento para cada caso.