Cigarro aumenta o risco de câncer na bexiga
6 de setembro de 2019Câncer de bexiga
3 de dezembro de 2019Novembro Azul é um movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
Como a maioria dos pacientes em estágio inicial não apresenta sintomas do câncer de próstata, há mais dificuldade de detectar a doença. Porém, o diagnóstico precoce aumenta em 90% de probabilidade de cura. Por isto neste mês de novembro se estimula os homens a fazerem o exame de próstata a despeito dos preconceitos que envolvem este tipo de rastreio, realizado por meio do exame de toque retal.
Os sintomas do câncer de próstata, então, costumam se manifestar nas fases mais avançadas. O paciente pode sentir urgência e dor ao urinar, dores lombares, baixo fluxo urinário, dor no testículo, presença de sangue na urina ou no sêmen.