O homem e o câncer
6 de setembro de 2019Dor no seio é sinal de câncer?
6 de setembro de 2019Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 75% dos casos de câncer de ovário são detectados já em estágio avançado. Além disso, a prevenção vem através de medidas de atenção aos fatores de risco e a consulta regular ao médico, principalmente a partir dos 50 anos.
São fatores que aumentam a chance do surgimento do câncer de ovário:
A idade, pois a incidência de carcinoma epitelial de ovário aumenta com o avanço da idade.
Também a infertilidade, sendo que o risco de câncer de ovário é aumentado em mulheres com problemas para engravidar e reduzido naquelas que tomam contraceptivos orais (pílula anticoncepcional) ou que tiveram vários filhos. Por outro lado, mulheres que nunca tiveram filhos parecem ter risco aumentado para câncer de ovário.
A primeira menstruação precoce, antes dos 12 anos, e a idade tardia na menopausa, após os 52 anos, também podem estar associadas a risco aumentado de câncer de ovário.
Histórico familiar de cânceres de ovário e intestino são fatores de risco. Bem como, mutações em genes, como BRCA1 e BRCA2. Assim, um mapa genético pode ajudar na hora de saber se há necessidade de um monitoramento frequente e até optar pela retirada preventiva das glândulas.