Quimioterapia: cuidados durante o tratamento
6 de setembro de 2019Câncer de Ovário: há como prevenir?
6 de setembro de 2019O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e o Ministério da Saúde (MS) estimaram a ocorrência de aproximadamente 583 mil casos novos de câncer no Brasil em 2018. E desse número, 300.140 casos da doença apenas entre o público masculino.
No dia 15 deste mês de julho comemoramos o Dia Nacional do Homem. Uma data que sugere a reflexão sobre a saúde e o bem-estar deles. Geralmente, os homens resistem a consultar o médico quando percebem algum problema, principalmente quando o assunto está relacionado aos tipos de câncer exclusivamente masculinos – próstata, pênis e testículos.
No entanto, a maior arma contra essas doenças é quebrar o preconceito masculino em relação a exames, fatores de risco e tratamento. O ideal seria não esperar o aparecimento de sintomas, mas ter como rotina a visita ao médico para o diagnóstico precoce. A chance de cura no estágio inicial do câncer de próstata, por exemplo, é de mais de 80%; no de pênis, entre 70% e 90%; e no de testículo, 99%.
Ter como rotina a consulta anual ao médico, observar o próprio corpo, fazer o autoexame do testículo e do pênis em busca de qualquer alteração e o exame de toque retal e a medida sanguínea PSA a partir dos 50 anos estão entre as medidas para diagnósticos precoces. Também é válido reforçar a importância da prática de atividade física aliada à adoção de uma alimentação saudável como ações fundamentais para a manutenção da saúde.
Resistir aos exames e a visita ao médico não é um ato de valentia. Valente é o homem que tem a coragem de enfrentar qualquer obstáculo para estar bem e saudável.